História e Equipe

Nossa História

O Teatro L’Occitane – Trancoso nasceu de uma noite mágica na Bahia e da paixão por música e arquitetura dos idealizadores

Muito antes de iniciar seus estudos na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, o arquiteto François Valentiny já sonhava em visitar Brasília, que considerava a obra-prima de Oscar Niemeyer e o berço da arquitetura moderna no mundo. “Comparado com a Europa, o Brasil representava o novo. Eu nunca imaginaria construir um projeto aqui”, conta Valentiny.

“Mas a vida é cheia de surpresas”, continua. Em 2008, enquanto seu escritório finalizava o Pavilhão de Luxemburgo, seu país natal, na Expo de Xangai, ele viajou a Trancoso para visitar os amigos Sabine e Carlo Lovatelli, fundadores do Mozarteum Brasileiro, que organiza espetáculos de música clássica e contemporânea.

“No meio do paraíso, em uma noite mágica, conhecemos os donos da L’Occitane en Provence, Dominique e Reinold Geiger. Rapidamente percebemos que compartilhávamos aspirações e o amor por este país”, relembra Valentiny. Nascia o festival Música em Trancoso e, com ele, o Teatro L’Occitane, que abriga os concertos. Valentiny entrou com a arquitetura, a Mozarteum Brasileiro com a direção artística e administrativa e, a L’Occitane com o patrocínio.

“A paisagem de Trancoso é fabulosa e a arquitetura também devia ser. Mas, em primeiro lugar, o design deve obedecer a requisitos de multifuncionalidade e acústica”, diz Valentiny. Com as formas em segundo plano, desde o primeiro rascunho, o prédio foi definido pela qualidade acústica. Ao redor do palco e das plateias, superfícies brilhantes trazem o som para o interior. Valentiny tem experiência com edifícios dedicados à música. Nos anos 1980 e 90, seu escritório criou alguns centros culturais em Luxemburgo e uma sala de concertos na Alemanha. Em 2003, veio o mais importante: a casa de ópera em Salisburgo. Batizada de The House for Mozart, ganhou muito prestígio e exigiu projeto complexo. “O festival de Salisburgo é um dos mais importantes do mundo e requer acústica perfeita e logística enorme. Foi quando estabelecemos nossa expertise para teatros”, conta. Em Trancoso, esta qualidade técnica também foi aplicada – mas o que realmente chama a atenção do visitante é a arquitetura peculiar. “A inspiração veio das construções arcaicas da América do Sul”, revela Valentiny. Nossa história é, inclusive, de grande interesse pessoal para o arquiteto. “O melhor de Trancoso é que as casas mantém seu estilo original, ao mesmo tempo que a população é uma mistura, resultando numa atmosfera multicultural”, resume.

Os Responsáveis

Um encontro de Empreendedores Idealistas

OS MANTENEDORES

L’Occitane (empresa no Brasil): br.loccitane.com Fundação L’Occitane: foundation.loccitane.com

OS PARCEIROS

Mozarteum Brasileiro: www.mozarteum.org.br Valentiny HVP Architects: www.hvp.lu Sig Bergamin: www.sigbergamin.com.br

Idealizadores

Sabine & Carlo Lovatelli

Sabine & Carlo Lovatelli

Diretor Artístico & Presidente

O coração do casal pertence a Trancoso, onde tem sua segunda moradia. Sabine é fundadora e presidente do “Mozarteum Brasileiro”, que há mais de 30 anos traz o melhor da música clássica para o Brasil e faz disso, importante instrumento de desenvolvimento social. Carlo é presidente da Música em Trancoso Empreendimentos Culturais ltda.

Carlos Eduardo Bittencourt

Carlos Eduardo Bittencourt

Idealizador Sócio

Um homem de múltiplos talentos que se apaixonou por Trancoso há mais de trinta anos e desde então vive na cidade, onde é respeitado por ser célula importante do tecido comunitário.

Reinold Geiger

Reinold Geiger

Idealizador & Presidente Honorário

Empresário internacional que sempre busca novos desafios, cujo amor por Trancoso e a amizade com os demais integrantes o tornaram um parceiro natural.

François Valentiny

François Valentiny

Idealizador

Amante da música e arquiteto conhecido mundialmente, projetou e construiu casas de ópera e de concerto em vários países. Seu apreço pelas belezas naturais de Trancoso inspirou a criação do espaço de concerto do festival.

Equipe Executiva

São Paulo/Trancoso:

  • Pierre – Supervisor

Trancoso:

  • Suleide  – Relações Públicas
  • Luiz – Manutenção
  • Josenilton – Manutenção

São Paulo:

  • Leticia – Controller
  • Rosely –  Assistência da Presidencia

Escritórios

São Paulo: Rua Pedroso Alvarenga, 58 – 3° andar Cep: 04531-000 – São Paulo, SP – Brasil (+55 11) 2592 6066

Trancoso: Sede: Condomínio Villavista Golf  – Estrada Municipal Arraial D’Ajuda, km 18 – unidade 27, Fazenda Itaipe – 45810-000 – Trancoso, BA Escritório: Estrada Municipal Arraial D’Ajuda, km 19  –  45818-000 – Trancoso, BA (+55 73) 3668 1487 / 2177