Ela está entre as treze linhas que podem ser seguidas pelas artes contemporâneas, ou seja, é um novo marco dentro da arte pós-modernismo.
Porém, é necessário entender que nem todo “grafite”, por exemplo, trata-se de arte, alguns são pichações mesmo.
Trata-se das vozes das ruas, que mostram o retrato da sociedade, através de algumas representações que mostraremos a seguir.
Engana-se quem pensa que estas estão presentes somente em periferias e locais longe de grandes centros urbanos, muito pelo contrário.
Afinal, os reais artistas urbanos querem visibilidade, dado isso seus trabalhos já chegaram até mesmo a grandes muros de Paris, na França.
O movimento surgiu junto de outros bem marcantes, como grandes instalações ou até mesmo a Pop Art, surgindo como um pós-modernismo logo depois da segunda guerra mundial.
Há quem diga, que após as artes contemporâneas terem chegado, não há mais nada que irá conseguir as sobrepôr, dada a vasta variedade de linhas de arte.
E a Arte Urbana está entre essas linhas que vieram para ficar.
Muitos há conhecem como Street Art, uma adequação em inglês conhecida mundialmente.
Porém, não é somente através do grafite que a mesma é expressa. Ela também pode ser representada por meio de intervenções, performances e até mesmo o teatro.
Isso mesmo, as estátuas vivas de rua e apresentações culturais também estão dentre as urbanas.
Pensando nisso, resolvemos fazer um post exclusivo sobre a Arte Urbana para mostrar todo o seu potencial cultural. Acompanhe-nos até o final do post e comente o que achou.
Vamos lá:
Arte Urbana – A VOZ DAS RUAS EM CONSTANTE EXPANSÃO!

Arte Urbana
Contextualizando a Arte Urbana
Para que entenda melhor do que se trata a Arte Urbana, vamos contextualizá-la de maneira que possua fácil compreensão, acompanhe-nos.
As mesmas ocorrem em grandes centros públicos, aqui no Brasil, a cidade de São Paulo é a mais escolhida dentre os artistas da área.
Estes escolhem grandes centros, para que as suas artes possam interagir com o público em massa.
Em poucas palavras, a Arte Urbana celebra o encontro da vida com a arte, junto do cotidiano, proposta essa que é diretriz da contemporaneidade artística.
Origem da Arte Urbana
Como não podíamos imaginar de forma diferente, a mesma surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos, época de grandes manifestações em defesa dos direitos civis.
No início, da mesma forma que ainda é conservada, ela estava muito ligada a fotografia, por ser efêmera e dinâmica, sendo assim eternizada pela força da imagem.
No entanto, estudiosos afirmam que a mesma tomou notoriedade dada a grande expansão das lutas sobre preconceitos no país, mas já existia.

Surgimento nos Estados Unidos da América
Isto porque, a mesma já era presente desde os povos gregos e romanos, que faziam questão de expor ideias de novas sociedades pelas ruas, principalmente por influência da filosofia.
As manifestações da Arte Urbana estão internamente ligadas a movimentos políticos, sociais e econômicos.

Manifestação Social
Algumas Linhas da Arte Urbana
Como mencionamos, a Arte Urbana não se resume somente ao grafite, mas também!
Existem diversos outros vieses que merecem ser citados em qualquer conteúdo exclusivo sobre a arte contemporânea em si, e que engloba a urbana.
Pensando nisso, trouxemos uma lista completa citando cada uma delas, veja:
1# Stencil
Muito similar ao grafite, o mesmo utiliza a técnica de recortar um molde que será utilizado na hora de fazer a pintura nas paredes.
Tornando-se assim um método prático. Em português é escrito como “estêncil”.

Técnica de Stencil
2# Poemas Urbanos
Estes são mais populares e podemos encontrá-los até mesmo em pequenos centros de cidades mais isoladas.
Trata-se de pequenas frases que remetam a algum tipo de arte literária, sendo exposta em alguma parede através de tinta spray. Veja:

Poemas Urbanos
3# Adesivos
Conhecido em inglês como Sticker Art, o mesmo já chegou até as redes sociais como o whatsapp, porém possuindo um teor mais cômico.
A mesma é feita principalmente nas placas das ruas.

Sticker Art
4# Cartazes “Cola Cola”
Estes são feitos em forma de cartazes, buscando alguma crítica social. Dessa forma, geralmente são colados juntos uns dos outros.

Cartazes Cola Cola
5# Estátuas Vivas
Essas são bem famosas mundialmente, pois retratam alguma mensagem única que o artista busca passar. Vídeos viralizam todos os anos, principalmente quando se mexem perto de crianças.

Estátuas Vivas
6# Grafite
E claro, jamais poderíamos esquecer do grafite, que diferente da pichação não é crime, e sim uma arte expressa com autorização.
Veja:

Grafite
E então, o que achou do conteúdo que trouxemos hoje sobre a Arte Urbana? Já conhecia alguma destes estilos? Qual é seu preferido?
Conte a nós, comente abaixo… até a próxima!