A Arte Urbana é uma das que mais está se disseminando no meio cultural atualmente, principalmente pela sua facilidade em criar novos adeptos.

Ela está entre as treze linhas que podem ser seguidas pelas artes contemporâneas, ou seja, é um novo marco dentro da arte pós-modernismo.

Porém, é necessário entender que nem todo “grafite”, por exemplo, trata-se de arte, alguns são pichações mesmo.

Trata-se das vozes das ruas, que mostram o retrato da sociedade, através de algumas representações que mostraremos a seguir.

Engana-se quem pensa que estas estão presentes somente em periferias e locais longe de grandes centros urbanos, muito pelo contrário.

Afinal, os reais artistas urbanos querem visibilidade, dado isso seus trabalhos já chegaram até mesmo a grandes muros de Paris, na França.

O movimento surgiu junto de outros bem marcantes, como grandes instalações ou até mesmo a Pop Art, surgindo como um pós-modernismo logo depois da segunda guerra mundial.

Há quem diga, que após as artes contemporâneas terem chegado, não há mais nada que irá conseguir as sobrepôr, dada a vasta variedade de linhas de arte.

E a Arte Urbana está entre essas linhas que vieram para ficar.

Muitos há conhecem como Street Art, uma adequação em inglês conhecida mundialmente.

Porém, não é somente através do grafite que a mesma é expressa. Ela também pode ser representada por meio de intervenções, performances e até mesmo o teatro.

Isso mesmo, as estátuas vivas de rua e apresentações culturais também estão dentre as urbanas.

Pensando nisso, resolvemos fazer um post exclusivo sobre a Arte Urbana para mostrar todo o seu potencial cultural. Acompanhe-nos até o final do post e comente o que achou.

Vamos lá:

Arte Urbana – A VOZ DAS RUAS EM CONSTANTE EXPANSÃO!

Arte Urbana

Arte Urbana

Contextualizando a Arte Urbana

Para que entenda melhor do que se trata a Arte Urbana, vamos contextualizá-la de maneira que possua fácil compreensão, acompanhe-nos.

As mesmas ocorrem em grandes centros públicos, aqui no Brasil, a cidade de São Paulo é a mais escolhida dentre os artistas da área.

Estes escolhem grandes centros, para que as suas artes possam interagir com o público em massa.

Em poucas palavras, a Arte Urbana celebra o encontro da vida com a arte, junto do cotidiano, proposta essa que é diretriz da contemporaneidade artística.

Origem da Arte Urbana

Como não podíamos imaginar de forma diferente, a mesma surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos, época de grandes manifestações em defesa dos direitos civis.

No início, da mesma forma que ainda é conservada, ela estava muito ligada a fotografia, por ser efêmera e dinâmica, sendo assim eternizada pela força da imagem.

No entanto, estudiosos afirmam que a mesma tomou notoriedade dada a grande expansão das lutas sobre preconceitos no país, mas já existia.

Surgimento nos Estados Unidos da América

Surgimento nos Estados Unidos da América

Isto porque, a mesma já era presente desde os povos gregos e romanos, que faziam questão de expor ideias de novas sociedades pelas ruas, principalmente por influência da filosofia.

As manifestações da Arte Urbana estão internamente ligadas a movimentos políticos, sociais e econômicos.

Manifestação Social

Manifestação Social

Algumas Linhas da Arte Urbana

Como mencionamos, a Arte Urbana não se resume somente ao grafite, mas também!

Existem diversos outros vieses que merecem ser citados em qualquer conteúdo exclusivo sobre a arte contemporânea em si, e que engloba a urbana.

Pensando nisso, trouxemos uma lista completa citando cada uma delas, veja:

1# Stencil

Muito similar ao grafite, o mesmo utiliza a técnica de recortar um molde que será utilizado na hora de fazer a pintura nas paredes.

Tornando-se assim um método prático. Em português é escrito como “estêncil”.

Técnica de Stencil

Técnica de Stencil

2# Poemas Urbanos

Estes são mais populares e podemos encontrá-los até mesmo em pequenos centros de cidades mais isoladas.

Trata-se de pequenas frases que remetam a algum tipo de arte literária, sendo exposta em alguma parede através de tinta spray. Veja:

Poemas Urbanos

Poemas Urbanos

3# Adesivos

Conhecido em inglês como Sticker Art, o mesmo já chegou até as redes sociais como o whatsapp, porém possuindo um teor mais cômico.

A mesma é feita principalmente nas placas das ruas.

Sticker Art

Sticker Art

4# Cartazes “Cola Cola”

Estes são feitos em forma de cartazes, buscando alguma crítica social. Dessa forma, geralmente são colados juntos uns dos outros.

Cartazes

Cartazes Cola Cola

5# Estátuas Vivas

Essas são bem famosas mundialmente, pois retratam alguma mensagem única que o artista busca passar. Vídeos viralizam todos os anos, principalmente quando se mexem perto de crianças.

Estátuas Vivas

Estátuas Vivas

6# Grafite

E claro, jamais poderíamos esquecer do grafite, que diferente da pichação não é crime, e sim uma arte expressa com autorização.

Veja:

Grafite

Grafite

E então, o que achou do conteúdo que trouxemos hoje sobre a Arte Urbana? Já conhecia alguma destes estilos? Qual é seu preferido?

Conte a nós, comente abaixo… até a próxima!

Música em Trancoso 2020