As Artes Cênicas possuem grande abrangência, podendo formar profissionais que podem atuar em diversas áreas diferentes.

No post de hoje, vamos conhecer melhor a área onde nascem os novos artistas, e principalmente, o futuro da arte contemporânea.

Não necessariamente estamos falando de atores, isto porque, existem também as faculdades de teatro espalhadas pelo país.

Apesar disso, o curso de Artes Cênicas pode sim formar belos atores e atrizes, dada a especificidade de sua grade curricular e adicionais.

Em um pequeno resumo, essas artes são o conjunto de técnicas utilizadas para a criação, direção, montagem e interpretação de diversos espetáculos.

Estamos falando aqui desde os primórdios de um teatro, até mesmo a direções de grandes novelas, curtas e longas metragens.

Isto mesmo, nem todos os diretores de Hollywood possuem uma graduação em Artes Cênicas, porém, uma grande parcela é formada na área.

Isso acaba facilitando a sua entrada em grandes corporações, pois você possui a técnica de atuação e criação do zero, que aprendeu em um curso especializado.

Alguns nascem com o dom da atuação e criação, e o complementam justamente nesta faculdade, aprimorando ainda mais as suas características.

As pessoas que estão interessadas neste curso podem seguir as suas respectivas carreiras como atores, diretores, cenógrafos ou críticos.

Há ainda quem diga, que aquelas que possuem a vontade de tornarem-se críticos, precisam atuar por um tempo e complementar sua graduação com o curso de jornalismo.

Assim, poderá opinar de forma mais completa e complexa.

Portanto, hoje o assunto do nosso post são as Artes Cênicas, acompanhe-nos até o final do post e compreenda melhor sobre essa área tão abrangente e necessária para a cultura!

Artes Cênicas – CONHEÇA CADA UM DOS GÊNEROS!

Artes Cênicas

Artes Cênicas

Contextualizando as Artes Cênicas

Como já mencionamos, essas artes podem ser protagonizadas por quaisquer pessoas, e dirigidas também por quaisquer pessoas.

Porém, para serem consideradas cênicas, as mesmas precisam ser apresentadas em um local compreendido como um palco.

Seja ele dentro ou fora do teatro, na rua, na praia, em qualquer lugar onde possam se aglomerar um número considerável de espectadores.

Portanto, podemos considerar as artes de ruas como cênicas? A resposta é sim!

Músicos de Rua

Músicos de Rua

Muitas vezes, vemos alguns cantores, algumas duplas que tocam músicas de MPB juntas em grandes centros urbanos e pensamos, isto é arte?

Muitos deles são formados, e estão iniciando sua carreira em um âmbito aglomerativo, ou seja, onde um conglomerado de pessoas possam lhes prestigiar.

Quanto mais visibilidade, melhor! Assim, o profissional pode ser gravado, levado as telas.

Muitos desses se tornaram famosos justamente pela fama de cantores de rua. Podemos citar como um dos mais famosos, Ed Sheeran!

Ed Sheeran

Ed Sheeran

Curso de Artes Cênicas

Como mencionamos, há uma graduação de Artes Cênicas, a qual possui uma grade curricular específica com matérias que buscam formar o profissional.

Afinal, quanto melhor sua formação, mais técnica e mais completo será o artista.

Veja abaixo uma pequena lista com algumas das cadeiras:

  • literatura dramática;
  • expressão corporal e sonora;
  • jogo teatral e de improvisação;
  • interpretação;
  • cenografia;
  • direção teatral;
  • crítica teatral.

Veja, portanto, a diversidade de matérias que o curso abrange.

Agora, deixamos abaixo uma lista com as cinco melhores instituições que oferecem o curso no Brasil. Afinal, é interessante saber quais são as universidades referência no setor.

Veja:

Artes Cênicas na USP

Artes Cênicas na USP

Gêneros das Artes Cênicas

Todas essas cadeiras ou matérias, como quiser chamar, do curso de artes cênicas que citamos, possuem um embasamento nos gêneros dessas artes.

Então quer dizer que o curso possui uma base? Certa resposta.

A mesma se subdivide em cinco gêneros, são eles:

  • trágico: imita a vida por meio de ações completas;
  • drama: descreve os conflitos humanos;
  • cômico: apresenta o irônico e o contraditório;
  • musical: como o próprio nome indica, é desenvolvido através de músicas, não importando se a história é cômica, dramática ou trágica;
  • dança: esta faz uso da música e de expressões como a mímica.

Estes são os cinco pilares conhecidos mundialmente como a base do estudo indicado a quem quer contracenar ou dirigir cenas.

Sejam elas dentro de grandes teatros, em apresentações culturais regionais ou então com maior visibilidade.

Elas nos remetem principalmente, muito a Grécia Antiga, onde surgiram as primeiras atuações, dada a civilização bem organizada que o país já mostrava, nos primórdios da filosofia.

Grécia Antiga

Grécia Antiga

E então, o que achou do nosso post de hoje sobre as Artes Cênicas? Você tem vontade de fazer e ficou curioso sobre suas linhas de estudo ou universidades?

É um amante das Artes Cênicas e gostou de entender um pouco melhor sobre o assunto? Conte a nós, comente abaixo.

Até a próxima!

Música em Trancoso 2020