A vida de François Valentiny

François Valentiny é um arquiteto luxemburguês. Nascido em 1953 em Remerschen, estudou arquitetura na École d’Architecture de Nancy e na Universidade de Artes Aplicadas de Viena.

Valentiny adquiriu décadas de experiência com inúmeros projetos de variados tipos de estabelecimentos. Com o conhecimento que obteve, fundou e publicou a primeira revista de arquitetura de seu país, a Adato.

O arquiteto recebeu várias medalhas por suas contribuições artísiticas. Entre elas, o Prêmio de Arquitetura de Luxemburgo de 2007 e a Medalha de Honra Dourada da Áustria.

Por se especializar em construções destinadas ao público, François Valentiny criou uma instituição pública. Com o apoio de sua família, sócios e sua comunidade local, a fundação Valentiny surgiu. A fundação coopera com outras instituições como a Universidade de Luxemburgo e a Ordem dos Arquitetos e Engenheiros de Luxemburgo.

Valentiny é apaixonado por música – já projetou diversos salões e palcos para orquestras sinfônicas. O luxemburguês é especialista na acústica e nos recortes triangulares vitais para garantir a qualidade dos sons teatrais.

O artista não se limita à arquitetura: em sua Fundação, exibe inúmeros guaches e esculturas.

 

A concepção do Teatro L’Occitane

Uma das grandes inspirações de François Valentiny é Oscar Niemeyer. Encantado pelo trabalho do brasileiro, o arquiteto já sonhava em visitar o Brasil.

Em 2008, Valentiny veio visitar Sabine e Carlo Lovatelli, fundadores do Mozarteum Brasileiro. Reuniram-se na idílica vila de Trancoso, que vem se tornando um popular destino para personalidades criativas na última década.

Em um jantar com o casal e com a dupla Dominique e Reinold Geiger, donos da L’Occitane en Provence, o Teatro nasceu, juntamente com o festival Música em Trancoso.

O arquiteto incorporou dois teatros, um ao ar livre, valorizando a natureza de Trancoso, e outro no subsolo. Sua paixão pela música lhe garantiu a expertise em acústica necessária para o brilho de um teatro.

François Valentiny também projetou o Facilities, que fica ao lado do Terravista Golf. Anexado ao Teatro, o espaço conta com diversas salas para workshop e cursos, além de um bar para mais de 300 pessoas. O luxemburguês não hesitou em pôr a mão na massa. Valentiny pintou um dos painéis do Facilities.

 Imagens: cortesia da Valentiny HVP Architects. Todos os direitos reservados ao autor original.

 

Valentiny hoje

Com grandes contribuições à educação e à arte, em seu país e ao redor do mundo, o arquiteto continua trabalhando com sua empresa HVP Architecture inovando cada vez mais no ramo de design arquitetônico. Além disso, trabalha fins comunitários através de sua Fundação.

A Fundação Valentiny promove e disponibiliza workshops para estudantes de arquitetura e áreas relacionadas. Há também competições para arquitetos jovens enviarem seus projetos. O vencedor do prêmio Fundação Valentiny em 2015 foi o brasileiro Roberto Boettger.

Em 2016, François Valentiny foi escolhido como um dos ‘100 Arquitetos do Ano’ no 35º Festival de Arquitetura da Coreia. O projeto que lhe garantiu o título foi o próprio Teatro L’Occitane.

Em 2017, o arquiteto continua a promover a arte para a comunidade luxemburguesa, tanto na forma acadêmica como na forma artística e turística. Sua Fundação continua a prosperar e conta com a colaboração de amigos, familiares e colaboradores para levar adiante o universo da arte arquitetural.

“Cada projeto é uma aventura que começa, antes de tudo, na mente. Eu considero o primeiro traço em uma folha de papel branca o começo de uma nova fantástica jornada.”
François Valentiny, pela Fundação Valentiny

 

Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Valentiny

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/teatro-de-trancoso-um-monumento-a-cultura-no-sul-da-bahia,4f12f8d8cf4e4410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

http://casavogue.globo.com/Arquitetura/Edificios/noticia/2017/06/anfiteatro-tem-arquitetura-moderna-e-orquestra-sinfonica-propria.html

http://au17.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/243/coordenado-por-quatro-amigos-e-projetado-por-francois-valentiny-de-313031-1.aspx

https://www.wmagazine.com/story/francois-valentiny-trancoso-teatro-mozarteum-brasileiro

http://www.valentinyarchitects.com/home/

http://www.valentiny-foundation.com/home/

 

Faça uma Visita Virtual ao Teatro L'Occitane.

Translate »