O golfe é um esporte que tem por objetivo usar tacos para bater uma bola até 18 buracos diferentes em um vasto terreno, com o menor número possível de tacadas. Lendas como Tiger Woods são responsáveis por grande parte da imagem do golfe ao redor do mundo. O esporte, com seu requinte e características únicas, retornou as olimpíadas do Rio de janeiro em 2016. Vamos explorar a história do golfe?

É pau, é pedra

bola de golfe

Existem diferentes histórias e estudos para explicar a origem do golfe. A mais lúdica, conta que surgiu com pastores de ovelhas, que enquanto cuidavam do rebanho tentavam acertar pedras dentro de tocas de coelho com os seus cajados. O número de buracos disputados em um campo oficial, 18, seria o número de doses da garrafa de uísque que os acompanhava. Mas o certo é que o esporte golfe como conhecido hoje, originou-se na Escócia com registros desde o ano de 1457.

Durante o século XV, a Escócia se preparava para mais uma invasão dos ingleses. Os escoceses, porém, eram apaixonados pelo seu golfe primordial, e muitos se negavam a servir as forças militares para se dedicar ao esporte. Isso levou à proibição do esporte pelo parlamento do Rei James II em 1457. Apesar disso, os escoceses, ousados, em grande parte ignoraram a proibição.

Tacada internacional

golfista

Em 1502, ocorre um marco na história do golfe: o esporte começou a tomar grandes proporções quando o Rei James IV da Escócia se tornou o primeiro monarca golfista, revogando a proibição. Durante o século XVI, o esporte se espalhou pela Europa graças à aprovação do rei. O rei Charles I da Grã-Bretanha levou o golfe à Inglaterra, e a famosa rainha Mary Stuart da Escócia, quando foi à França para estudar, levou também o golfe consigo.

Durante os séculos seguintes, o golfe se espalhou ao redor do mundo. No século XVIII houve alguns eventos importantes para a história do golfe: em 1744, o surgimento das primeiras regras padronizadas para o esporte, e em 1754, a fundação da importante Sociedade de Golfistas de St. Andrews, mais tarde intitulada como ‘Royal & Ancient Golf Club’, onde estabeleciam-se campeonatos anuais. Em manuscritos deste século, encontra-se a primeira menção de ‘golf’ nos Estados Unidos.

Competição irrefreável

campo de golfe st. andrews

Campo de Golfe St. Andrews, na Escócia

O primeiro campo de golfe com 18 buracos foi construído em St. Andrews, estabelecendo, assim, o padrão de número de buracos para o esporte. Até os dias atuais realizam um tradicional evento conhecido como “The Open Championship” disputado periódicamente desde que começou em 1860.

Em meio ao progresso da Revolução Industrial, a fabricação dos equipamentos para o esporte tornou-se muito mais barata, garantindo o acesso de cada vez mais pessoas a tacos e bolas. Assim, o US Open surge em 1895, no país que hoje conta com mais de 22 milhões de praticantes do esporte.  O golfe se torna um fenômeno mundial. Inúmeros campos são construídos ao redor do globo. No Brasil, destaca-se o Terravista Golf Course, inaugurado em 2004 como um dos mais desafiadores campos da América do Sul, localizado em Trancoso.

A história do golfe nas Olimpíadas

tiger woods

O Golfe foi disputado nas Olímpiadas de 1900 e em 1904 nos Jogos de Verão, contando com pequena participação de países, basicamente EUA, Canada e Inglaterra. Na olimpíada seguinte em 1908, um desentendimento entre o Conselho Olímpico Britânico e a The Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews fez com que todos os atletas se retirassem da competição e com que o esporte ficasse indefinidamente fora das Olimpíadas até seu retorno em 2016 na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Na Olimpíada do RIO em 2016, 32 países mandaram seus representantes, para disputar o torneio em um campo construído na Barra da Tijuca onde sagrou-se campeão o Britânico Justin Rose no masculino e a Coreana Inbee Park no feminino. A transmissão do torneio atingiu recordes de audiência no segmento de golfe em todo o mundo. O evento foi considerado um sucesso aumentando as expectativas para o golfe nos jogos de Tókio 2020 e assim contribuindo para o crescimento contínuo do esporte. O Brasil cumpriu papel importante no retorno do Golfe às Olimpíadas, fazendo Bonito!

Fontes

http://www.historic-uk.com/HistoryUK/HistoryofScotland/The-History-of-Golf/
http://www.golftoday.co.uk/news/yeartodate/news04/olympic2.html
https://www.igfgolf.org/olympic-games/golf-at-the-olympic-games/
https://www.igfgolf.org/about-golf/history/

Terravista Golf Course vai sediar final de Torneio

O Terravista Golf Course vai sediar a final do Torneio Canal+ & l’Occitane
De 2 a 5 de dezembro de 2017.
Com a participação de jogadores amadores de golfe da França, definidos nas seletivas de 36 campos franceses.

Translate »