Sábado, 25 de Março
17.00 horas – Facilities – Abertura do Bar
18.30 horas – Início do concerto

NOITE ITALIANA
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Coral Lírico de Minas Gerais
Coro Acadêmico Yurlov da Rússia
Wolfgang Roese, regência
Julia Thornton, soprano
Angelica de la Riva, soprano
Camila Rabelo, soprano
Svetlana Shilova, mezzosoprano
Enrique Folger, tenor
Alexander Kasyanov, barítono

 

O Música em Trancoso encerrou sua sexta edição no último sábado com tema operístico. A Noite Italiana do festival reviveu algumas das mais famosas árias da história, com destaque para as composições de Giuseppe Verdi (1813 – 1901). Foi mais um espetáculo grandioso, com a Orquestra Acadêmica do Teatro Colón de Buenos Aires, o Coral Lírico de Minas Gerais e o Coro Yurlov da Rússia, sob regência do maestro alemão Wolfgang Roese.

Um rol de solistas muito especiais contribuiu para o sucesso da noite. Fenomenais, os russos Alexander Kasyanov (barítono) e Svetlana Shilova (mezzo-soprano) interpretaram o repertório verdiano com maestria (entre outros, excertos de “Don Carlo”, “Nabucco”, “Tosca”, “Um Ballo in Maschera”). O magnífico time de solistas da noite contou também com o tenor argentino Enrique Folger e mais três sopranos – a inglesa Julia Thornton e as brasileiras Angelica de La Riva e Camila Rabelo (revelação do Canto em Trancoso de 2016, ela mostrou seu talento em meio aos cantores consagrados).

Mais uma vez, o Música em Trancoso proporcionou uma programação de excelência. Alguns dos melhores artistas da música clássica e do jazz se apresentaram no Teatro L’Occitane, palco deste evento que, cada vez mais, se firma como um dos acontecimentos culturais mais importantes do Brasil.

Solistas e grupos extraordinários – como Gershwin Piano Quartet e The Oscar Peterson Quartet – trouxeram virtuosismo e criatividade a essas maravilhosas noites musicais de Trancoso. Paralelamente, ações de fomento, como masterclasses e concertos ao ar livre, fizeram da música um instrumento de socioeducação do mais alto nível.

Nesta edição de 2017, o nascimento da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, que tem o maestro Carlos Moreno como regente, engrandeceu o festival e mostrou o alto padrão artístico desta nova formação sinfônica brasileira, já em sua fase inicial.

Somando conquistas a cada edição, o festival Música em Trancoso já tem data marcada para 2018. De 3 a 10 de março do próximo ano, novas atrações – e emoções – serão compartilhadas com o público.

Resumo do dia

Fonte: Música em Trancoso

Confira os artistas que passaram no Teatro L'Occitane