Ser um bom cantor não depende somente de talento ou de dom. Djavan, consagrado artista brasileiro, dizia que, na música, há mais transpiração do que inspiração. Isso significa estudar, se preparar e se cuidar. A aula de canto é, por isso, fundamental para quem ama cantar. Veja a seguir sua importância e os pontos principais que são ensinados nela!

A importância da aula de canto

Uma voz bonita nem sempre é suficiente para quem deseja cantar. As pregas vocais são músculos que, como qualquer outro, devem ser exercitados para se manterem saudáveis. Em geral, um cantor dedicado, seja lírico ou popular, já passou por um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, profissionais que determinarão o estado da saúde vocal, antes de iniciar a aula de canto. E, em seguida, começou as aulas para se preparar melhor.

A aula de canto é importante exatamente por isso: é uma preparação física e psicológica que aprimora o ato de cantar. Podemos destacar 3 benefícios que ela traz:

  • Mantém a musculatura ativa por meio de exercícios específicos para pregas vocais e laringe, além de exercícios de respiração;
  • Ajuda o cantor a ter disciplina para se dedicar ao estudo da voz e a se “obrigar” a espairecer;
  • Melhora a técnica vocal de quem já sabe cantar.

Em outras palavras, a aula de canto transforma um cantor amador em profissional.

O aprendizado da aula de canto

O canto evoluiu bastante nos últimos tempos. Hoje, podemos apreciar artistas de sucesso que atingiram um estágio profissional de carreira com muito suor. O aprendizado das aulas de canto certamente foi fundamental. Elas não servem apenas para afinar pessoas desafinadas, mas vai muito além.

Um dos pontos que a aula de canto trabalha é a postura corporal. A elegância de grandes cantores, especialmente dos cantores líricos, não é por acaso. É preciso prestar atenção na posição da cabeça, estar com os ombros relaxados, dentre outros pontos posturais, para se cantar bem.

A aula de canto também ensina a respirar. Você já reparou em um bebê dormindo? Sua respiração se manifesta na barriga, e não no peito. Nós nascemos respirando corretamente, mas perdemos o jeito ao longo do crescimento. Pois essa respiração “na barriga” é a mais utilizada no canto, porque é a base do apoio para afinação e boa execução. Retomar esse registro corporal também é um dos aprendizados nas aulas.

Além disso, pontos muito importantes são abordados:

  • Extensão vocal: cada pessoa tem uma extensão vocal (alcance da voz), motivo pelo qual há uma altura mais confortável para cantar.
  • Aquecimento e desaquecimento: a aula de canto ensina o aluno a aquecer e a desaquecer a voz na hora de cantar, o que preserva a saúde vocal.
  • Vocalizes: técnicas de prática de afinação e precisão vocal (emissão e projeção da voz, afinação, ritmo, timbre).
  • Velocidade, dinâmica e pronúncia: a aula de canta trabalha a agilidade do cantor ao passear pelas notas, a dinâmica que confere vida às interpretações e a boa dicção e articulação.
  • Interpretação: trabalha o repertório do artista, orientando-o sobre os recursos interpretativos e sobre o estilo pessoal.

Aula de Canto

Onde procurar uma boa aula de canto

Uma boa aula de canto depende, principalmente, de um bom professor que trabalhará todos os pontos fundamentais do ato de cantar. As aulas pela internet podem funcionar melhor para aqueles que estão no início do estudo e não sabem muito, já que o primeiro contato é muito informativo e não exige tanta pessoalidade.

Porém, esse formato não funciona para todas as pessoas. Há aquelas que não têm disciplina para seguir um curso online ou que precisam de um acompanhamento presencial por algum problema vocal. Em todo o caso, há uma preferência geral pelas aulas presenciais, porque elas não são padronizadas como as aulas online, se adequando a cada cantor.

O lugar mais fácil de encontrar aula de canto é nas escolas de música. Entretanto, existem vivências voltadas para artistas que já trabalham com a voz, que são os programas de aperfeiçoamento vocal. Em geral, eles incluem um aprimoramento musical, artístico e pessoal. Um ator chamado para um musical terá um programa de aula voltado para o espetáculo, por exemplo.

É também o caso da “4ª Academia Canto em Trancoso”, destinada àqueles que já cantam. Nesta vivência, as aulas são ministradas por artistas consagrados. É uma ótima oportunidade para aprimorar sua técnica.

A aula de canto é fundamental para quem deseja se profissionalizar na música. Ela é capaz de proporcionar diversos benefícios e recursos para aprimorar o canto e manter a saúde vocal. Quer aproveitar a oportunidade de estar frente a frente com grandes artistas? Veja como será a “4ª Academia Canto em Trancoso”!

4° Academia Canto em Trancoso - 21/07/2018