Bence Bogányi

Bence Bogányi vem de uma família musical húngara. Ele recebeu suas primeiras aulas de fagotes aos 9 anos com György Bokor na Hungria. Em Helsínquia, continuou seus estudos com László Hara e depois com Jussi Särkkä na Academia Sibelius. Como “Nordplus Fellow”, ele estudou em Malmö com Asger Svendsen, após o que fez um ano de estudo com Helman Jung no College of Music em Detmold. Bence Bogányi se formou na Universidade de Música “Hanns Eisler” em Berlim em 2004 com Prof. Klaus Thunemann em um exame de concerto com honras.

Em 1997, Bence Bogányi ganhou o 1º prêmio no Concurso Internacional Crusell na Finlândia, seguido em 2002 por um prêmio especial da Bärenreiter Verlag no ARD Music Competition em Munique. Em 2004, ganhou o 2º prémio no Concurso Internacional de Música “Jean Francaix” em Paris, em 2006, o 1º prémio no concurso internacional “Fernand Gillet – Hugo Fox” em Indianápolis (EUA) e no mesmo ano, juntamente com o quinteto Chantily, o 2º. e o Prêmio do Público no Concurso Internacional de Música da ARD em Munique.

Bence Bogányi recebeu sua primeira posição como bassoonist solo na State Opera em Helsínquia em 1997; Em 2002, ele se mudou na mesma posição para a Orquestra Filarmônica de Helsinque, antes de entrar em 2005 para a Orquestra Sinfônica de Rádio em Berlim. Desde 2007, Bence Bogányi é bassoonista solo da Filarmônica de Munique.

Como solista, viajou por toda a Europa e tocou com orquestras de renome, incluindo a Orquestra Sinfônica de Rádio de Berlim, a Filarmônica de Munique, a Orquestra de Câmara de Munique e a Orquestra Filarmônica de Helsinque. Em 2005, estreou o concerto de fagote escrito para ele pelo importante compositor finlandês Kalevi Aho em Helsínquia.

Como músico de câmara, ele seguiu muitos convites para grandes festivais em toda a Europa. Com a Philharmonic Octet de Berlim tocou concertos no “White Nights Festival” em São Petersburgo e no Japão. Além disso, ele gravou em 2008 com esta formação, o Septet de Beethoven. Com o quinteto Chantily, fez turnês para concertos, workshops e aulas de mestrado, incluindo a Grécia, a República Checa e o continente africano. O quinteto Chantily gravou dois CDs para o Perfil Edition Günther Hänssler.

Desde 2009, Bence Bogányi ensina o fantoche principal como parte de uma cátedra na Universidade de Música de Nuremberga.

Habilidades

, , ,

Postado em

13 de março de 2018

Enviar Comentário