Paula Morelembaum

Paula Morlenbaum começou a carreira profissional em 1979 como um dos integrantes do grupo Céu da Boca, com o qual gravou dois discos, “Céu da Boca”, em 1981, e “Baratotal”, em 1982. A partir de 1984 passou a integrar a Banda Nova, grupo que passou a acompanhar Tom Jobim em discos e shows por todo o mundo, sendo uma das cantoras (ao lado de Simone Caymmi, Maucha Adnet, Ana Jobim e Elizabeth Jobim) do grupo vocal que passou a caracterizar a sonoridade da música de Tom a partir de então, acompanhando Tom por mais de 10 anos, durante os quais gravou em discos como “Passarim”, “Antônio Brasileiro” e “Tom Jobim: Inédito”.

Como vocalista de Tom, cantou nos Estados Unidos, Japão, Canadá e Europa. Casada com o violoncelista Jacques Morelembaum, iniciou carreira solo em Nova York por volta de 1990, apresentando-se em clubes de jazz. O primeiro disco solo, “Paula Morelenbaum”, produzido por seu marido, saiu em 1992, tendo ganho no ano seguinte o Prêmio Sharp de Revelação Feminina, na categoria pop-rock. Em 1994 realizou o show “Chica-chica-boom-chic”, apresentando parte do repertório de Carmen Miranda. Em 1994 a Banda Nova se desfez com o falecimento de Tom Jobim. Em 1995 passou a fazer parte do Quarteto Jobim Morelenbaum, ao lado de Jacques, Daniel e Paulo Jobim, com o qual lançou em 1999 o CD “Quarteto Jobim Morelenbaum”.

Em 2001 lançou com Ryuichi Sakamoto e Jacques Morelenbaum o CD “Casa”, somente com composições de Tom Jobim e gravado na casa deste, e no ano seguinte o CD “A Day In New York”, também com Sakamoto e Jacques Morelenbaum. Em 2004 lançou o segundo CD solo, “Berimbaum”. Em 2008 lançou “Telecoteco”, terceiro CD solo. Em 2010 lançou no Brasil pela gravadora Biscoito Fino o CD “Bossarenova”, com a SWR Big Band, lançado no exterior em 2009, e no mesmo ano lançou o Cd “Água”, em dupla com João Donato. Durante sua carreira, Paula Morelenbaum tem se apresentando em diversos países, sozinha ou como destaque de grupos, sendo especialmente admirada no Japão.

Habilidades

, ,

Postado em

26 de setembro de 2018

Enviar Comentário