Rodrigo Villalon

Assim que Rodrigo Villalon nasceu – em 1984, em Tübingen, Alemanha – seus pais (ambos músicos) decidiram se mudar para a Colômbia, país natal de sua mãe.

A música sempre esteve presente na vida de Rodrigo Villalon, que começou tocando instrumentos de percussão latino-americanos tradicionais ainda muito novo, passando em seguida a ter aulas de violino, piano, teoria musical e bateria. Paralelamente, fundou a banda de jazz Latin Sampling na escola alemã de sua cidade, Barranquilla. O quinteto se apresentou em diversos festivais de jazz internacionais, como o Fesujazz, Sierra Mar y Jazz, o Barranquijazz e alcançou sucesso ao vencer o prêmio de melhor banda de jazz jovem no festival alemão “Jugend jazzt”, em Bonn, em 2002. A premiação foi a gravação de um CD, além de um curso no Conservatório para Jovens Músicos de Hamburgo.

Aos 19 anos, Rodrigo ingressou na Universidade de Música e Artes Cênicas de Mannheim (Alemanha). Em 2006, ele se mudou para Colônia (Alemanha), onde concluiu seus estudos na Universidade de Música de Colônia, em 2010. Juntamente com os parceiros de banda Juan Camilo Villa (baixo) e Bruno Böhmer Camacho (piano), fundou o Bruno Böhmer Camacho Trio. O primeiro álbum do trio, Herencias, lançado em 2008, foi muito elogiado nacional e internacionalmente. Em 2011 gravou o segundo CD, Nostalgic Vision, pelo selo Sony Classical. Este álbum traz belas melodias e uma visão nostálgica, que combina jazz caribenho com sonoridade pop.

Atualmente Rodrigo vive na Alemanha e se dedica a projetos próprios, acompanhando músicos relevantes da cena europeia. Também ministra workshops de percussão e bateria voltados para ritmos latinos, jazz e pop.

Sua habilidade e criatividade o levaram a participar de inúmeras produções (bateria e percussão), entre elas com a Orquestra Nacional Alemã de Jazz; com Peter Herbolzheimer, Mark Medlock e Dieter Bohlen; Wolfgang Niedecken (Bap); Jörg Reiter; Dave King; com a Orquestra de Jazz de Mannheim; a Big Band da Universidade de Música de Colônia; Big Band da NDR; Big Band da HR (Rádio Frankfurt); Big Band Kicks & Sticks; Heavytones (TV Total, Pro7 Alemanha); Musical Miami Nights; Musical Rei Leão (Disney); com Tania Maria, Benny Golson (Jazz Messengers), Joe Gallardo, Mansour Jafari (astro do cenário pop persa) e muitos outros.

Habilidades

, ,

Postado em

26 de setembro de 2018

Enviar Comentário