Tadeusz Szlenkier

Tadeusz Szlenkier nasceu em Varsóvia, Polônia. Formou-se em filosofia na Universidade de Varsóvia e em estudos da voz na Universidade de Yale (EUA). Em maio de 2005, venceu o Concurso Internacional Vocal Klassik-Mania em Viena. Desde então, tem se apresentado em vários teatros importantes na Polônia e no exterior.

Desde 2010 Tadeusz Szlenkier trabalha com a Opera Nova em Bydgoszcz, na Polônia, interpretando variados papeis líricos, entre eles Alfredo em La Traviata, Rodolfo em La Bohème, Princ em Rusalka, Enzo em La Gioconda, Tamino em A Flauta Mágica, Barinkay em O Barão Cigano e Alfred em O Morcego.

Interpretou ainda Gustavo em Um Baile de Máscaras, Leicester em Maria Stuarda de Donizetti, Jontek em Halka de Moniuszko, Pinkerton em Madame Butterfly, entre outros. Seu repertório inclui ainda algumas peças de oratório, como a Missa de Réquiem de Verdi, a 9ª Sinfonia de Beethoven e o Réquiem de Mozart.

Em 2006, interpretou o solo para tenor na produção internacional da Missa de Réquiem de Giuseppe Verdi em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador.

Em março de 2008 foi convidado por Elżbieta Penderecka para fazer parte da apresentação do concerto da ópera Lodoïska, de Cherubini, durante o 12º Festival de Páscoa Ludwig van Beethoven em Varsóvia. O registro do concerto receberia mais tarde o prestigioso prêmio polonês Fryderyk.

Em julho do mesmo ano, interpretou o Pastor em Rei Roger de Szymanowski, durante o Festival de Verão de Bard, em Annandale-On-Hudson, na estreia da montagem da ópera em palcos americanos.

Em 2010, Tadeusz Szlenkier representou seu país em concertos organizados durante a exposição mundial EXPO 2010, em Xangai (China).

Em maio de 2012, fez o papel-título de Idomeneo, ópera de W. A. Mozart, no Teatro Municipal de Lima, Peru.

Em 2012 e 2013, Tadeusz Szlenkier foi aclamado com entusiasmo como solista, no festival Música em Trancoso (Brasil).

Habilidades

, , , ,

Postado em

14 de março de 2018

Enviar Comentário