Vincenzo Costanzo

Valorizado pelo “cromatismo vocal fascinante e ousada extensão vocal” e por demonstrar “profunda intensidade e emoções tangíveis”, o italiano Vincenzo Costanzo é um dos mais jovens tenores do cenário internacional da atualidade.

Nascido em 1991, entrou para o coro infantil do Teatro San Carlo de Nápoles aos seis anos de idade. Teve aulas particulares de música e piano até concluir os estudos no conservatório. Paralelamente, graduou-se em Engenharia da Computação, ao mesmo tempo em que tinha aulas de canto. Venceu o Prêmio Internacional de Ópera Oscar della Lirica na categoria Tenores da Nova Geração, em Doha, no Qatar, em 2014, e o concurso Voci Verdiane em Busseto, na Itália. Apesar da pouca idade, Vincenzo Constanzo já teve oportunidade de trabalhar com regentes de renome internacional como Daniel Oren, James Conlon e Myung-whun Chung.

Em dezembro de 2012 o tenor estreou no Teatro Carlo Felice de Gênova, cantando Macbeth, de Giuseppe Verdi, sob regência de Andrea Battistoni. Dentre outros papeis verdianos para tenor, cantou Rodolfo em Luisa Miller, sob regência de Donato Renzetti e direção de Leo Nucci, por ocasião das comemorações do 200º aniversário de Verdi, em 2013, em Busseto.

Em setembro do mesmo ano estreou como Alfredo Germont em La Traviata, sob regência de Daniel Oren, no Teatro da Ópera de Guangzhou, na China, em montagem da London’s Royal Opera House. Em seguida, cantou em La Traviata na abertura da temporada 2013/2014 do La Scala de Milão. Em fevereiro de 2014 estreou como Pinkerton em Madama Butterfly no Maggio Musicale Fiorentino, sob regência de Juraj Valčunha. Interpretou o mesmo papel em Veneza e no Teatro San Carlo de Nápoles.

Em temporadas recentes, cantou La Bohème (Rodolfo) em Palermo, Luisa Miller (Rodolfo) no Teatro Real de Madrid, além de Nabuco no Reggia di Caserta. Em outubro de 2016 estreou como Riccardo em Um Baile de Máscaras de Verdi e foi convidado para cantar na Gala AIDS que aconteceu na Deutsche Oper de Berlim, onde estreou interpretando Alfredo em La Traviata.

A agenda atual de Vincenzo Costanzo inclui: Madama Butterfly em São Francisco (estreia nos EUA), além de Madrid, Veneza e Hamburgo; La Rondine em Berlim; Macbeth em Palermo e Liège; I Masnadieri em Bilbao; La Bohème em Berlim e Bolonha (primeiro título da temporada); La Traviata em Salerno e Nápoles.

Habilidades

, ,

Postado em

26 de setembro de 2018

Enviar Comentário