Conheça um pouco sobre os tipos de canto vocais existentes

Por muitas vezes quando pensamos em canto associamos a música, não é mesmo?! Mas para quem ainda não está habituado com as expressões musicais, canto e música são coisas diferentes, mesmo estando interligadas de alguma forma.

As músicas possuem uma separação muito maior por gênero, ritmo e afins, já o canto as divisões são menores. Atualmente as variações mais conhecidas de cantos são o canto lírico ou erudito e o canto popular, mas há ainda o canto CCCA (Canto Comercial Contemporâneo Americano) e o canto holístico, mas não vamos adentrar nesses dois últimos, por serem menos conhecidos e praticados por professores de canto.

O canto lírico

Quando falamos em canto lírico pensamos de cara nos cantos de óperas ou cantos sacros das igrejas. Não está errado pensar dessa forma, até porque, é a maior fonte de onde podemos encontrar, de fato, tal tipo de canto.

O canto lírico privilegia um trato vocal (espaço compreendido entre as pregas vocais e os lábios) mais alongado e utiliza tessituras mais agudas. É aquele tipo de canto que precisa de grande volume ou potência vocal; a voz deve alcançar toda a platéia, mesmo cantando junto com uma orquestra sinfônica, sem usar microfone.

Por ser um canto mais “clássico” sempre se mantém fiel às intenções originais do autor, não havendo muita aceitação para improvisos. Além disso, exige técnicas vocais para cada tipo de voz, diferentemente de como é trabalhado o canto popular.

O canto popular

O canto popular é praticamente tudo aquilo que difere do canto lírico, o que ouvimos comumente nas rádios e afins. Diferentemente do que vimos acima, é um canto onde não é necessário tessituras tão altas, e o trato vocal não tem que ser tão alongado, já que os cantores fazem utilização de microfone, deixando assim a voz mais próxima de seu natural.

É bem flexível quanto a voz, já que dentro deste tipo de canto, a individualidade torna-se “marca” do cantor. Possui um repertório bem vasto e ao contrário do canto lírico, permite improvisações e releituras, já que a novidade é sempre um ponto favorável a este tipo de canto.

Contemplar a arte

Ficou curiosa para saber como funcionam melhor as teorias e práticas desses tipos de canto pessoalmente? Uma das melhores maneiras de apreciar a arte do canto é assistir ao vivo apresentações desta categoria.

Na cidade de Trancoso-BA haverá o concerto de encerramento da 3ª academia Canto em Trancoso. Uma ótima oportunidade para contemplar este tipo de arte e sentir a diferença entre os cantos.

Saiba mais sobre a 3ª academia Canto em Trancoso

Dia 08/07 – 18h30 – Teatro L'Occitane

Compre seu Ingresso para a 3ª academia Canto em Trancoso

Clique aqui
Translate »