História e Equipe

Nossa História

O Teatro L’Occitane – Trancoso nasceu de uma noite mágica na Bahia e da paixão por música e arquitetura dos idealizadores

Muito antes de iniciar seus estudos na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, o arquiteto François Valentiny já sonhava em visitar Brasília, que considerava a obra-prima de Oscar Niemeyer e o berço da arquitetura moderna no mundo. “Comparado com a Europa, o Brasil representava o novo. Eu nunca imaginaria construir um projeto aqui”, conta Valentiny.

“Mas a vida é cheia de surpresas”, continua. Em 2008, enquanto seu escritório finalizava o Pavilhão de Luxemburgo, seu país natal, na Expo de Xangai, ele viajou a Trancoso para visitar os amigos Sabine e Carlo Lovatelli, fundadores do Mozarteum Brasileiro, que organiza espetáculos de música clássica e contemporânea.

“No meio do paraíso, em uma noite mágica, conhecemos os donos da L’Occitane en Provence, Dominique e Reinold Geiger. Rapidamente percebemos que compartilhávamos aspirações e o amor por este país”, relembra Valentiny. Nascia o festival Música em Trancoso e, com ele, o Teatro L’Occitane, que abriga os concertos. Valentiny entrou com a arquitetura, a Mozarteum Brasileiro com a direção artística e administrativa e, a L’Occitane com o patrocínio.

“A paisagem de Trancoso é fabulosa e a arquitetura também devia ser. Mas, em primeiro lugar, o design deve obedecer a requisitos de multifuncionalidade e acústica”, diz Valentiny.

Com as formas em segundo plano, desde o primeiro rascunho, o prédio foi definido pela qualidade acústica. Ao redor do palco e das plateias, superfícies brilhantes trazem o som para o interior. Valentiny tem experiência com edifícios dedicados à música. Nos anos 1980 e 90, seu escritório criou alguns centros culturais em Luxemburgo e uma sala de concertos na Alemanha.

Em 2003, veio o mais importante: a casa de ópera em Salisburgo. Batizada de The House for Mozart, ganhou muito prestígio e exigiu projeto complexo. “O festival de Salisburgo é um dos mais importantes do mundo e requer acústica perfeita e logística enorme. Foi quando estabelecemos nossa expertise para teatros”, conta.

Em Trancoso, esta qualidade técnica também foi aplicada – mas o que realmente chama a atenção do visitante é a arquitetura peculiar. “A inspiração veio das construções arcaicas da América do Sul”, revela Valentiny. Nossa história é, inclusive, de grande interesse pessoal para o arquiteto. “O melhor de Trancoso é que as casas mantém seu estilo original, ao mesmo tempo que a população é uma mistura, resultando numa atmosfera multicultural”, resume.

Os Responsáveis

Um encontro de Empreendedores Idealistas

OS MANTENEDORES

L’Occitane (empresa no Brasil): br.loccitane.com Fundação L’Occitane: foundation.loccitane.com

OS PARCEIROS

Mozarteum Brasileiro: www.mozarteum.org.br Valentiny HVP Architects: www.hvp.lu Sig Bergamin: www.sigbergamin.com.br

Idealizadores

Sabine & Carlo Lovatelli

Sabine & Carlo Lovatelli

Diretor Artístico & Presidente

O coração do casal pertence a Trancoso, onde tem sua segunda moradia. Sabine é fundadora e presidente do “Mozarteum Brasileiro”, que há mais de 30 anos traz o melhor da música clássica para o Brasil e faz disso, importante instrumento de desenvolvimento social. Carlo é presidente da Música em Trancoso Empreendimentos Culturais ltda.
Reinold Geiger

Reinold Geiger

Idealizador & Presidente Honorário

Empresário internacional que sempre busca novos desafios, cujo amor por Trancoso e a amizade com os demais integrantes o tornaram um parceiro natural.
François Valentiny

François Valentiny

Idealizador

Amante da música e arquiteto conhecido mundialmente, projetou e construiu casas de ópera e de concerto em vários países. Seu apreço pelas belezas naturais de Trancoso inspirou a criação do espaço de concerto do festival.
Carlos Eduardo Bittencourt

Carlos Eduardo Bittencourt

Idealizador Sócio

Um homem de múltiplos talentos que se apaixonou por Trancoso há mais de trinta anos e desde então vive na cidade, onde é respeitado por ser célula importante do tecido comunitário.

Equipe Executiva

Trancoso:

  • LetíciaCoordenadora Administrativo e Financeiro
  • Suleide  Relações Públicas
  • Luiz – Manutenção
  • Josenilton – Manutenção

São Paulo:

  • Rosely –  Assistência da Presidência

Escritórios

SÃO PAULO, SP
Rua Pedroso Alvarenga, 58 – 3° andar
04531-000 – São Paulo, SP – Brasil
+55 (11) 2592 6066

TRANCOSO, BA
Estrada Municipal de Trancoso km 19
(mesma entrada que o Aeroporto Terravista)
45818-000 – Trancoso, – Porto Seguro – BA